Viviane Bouzada prof. Arquiteta


Coordenadora do projeto


EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA EM CASA


Ambientes Limpos são Saudáveis , traduzem Equilíbrio e Harmonia pessoal, social e ambiental


Objetivo

A transformação do pensamento e das atitudes do homem contemporâneo, através de atividades e reflexões realizadas, acreditamos que a educação ambiental possa colaborar para aperfeiçoar uma conquista de ou reconquista da cidadania.

A construção de um meio ambiente sadio para todos os homens e tipos de vida existentes na Terra.

Somos seres que irradiamos energia a todo momento, a transformação do padrão energético pessoal contribui a integração do grupo e do equilíbrio social e ambiental.


A utilização da cor, da luz e da forma traz equilíbrio ao meio ambiente .


A educação ambiental começa em casa.


As palavras chaves são EQUILÍBRIO, ADAPTAÇÃO, FLEXIBILIDADE E MOTIVAÇÃO para os novos tempos.


Áreas Naturais X Áreas Construídas


Significados do Ambiente Construído e Comportamento Humano



Aspectos físicos e ambientais:

Solo (capacidade de suporte, níveis de erosão, etc.);

Relevo (morfologia, declividades, altimetria);

Hidrologia (cursos d’água, drenagem, níveis pluviométricos);

Clima (temperaturas, umidade, ventos);

Orientação solar (Insolação);

Vegetação (tipos, ocorrências, carências);

Áreas ambientalmente frágeis ou de proteção ambiental.





Aspectos urbanísticos e construtivos:

Infra-estrutura existente

Acessos e modos de transportes

Uso do solo adjacente;

Equipamentos urbanos;

Obstáculos notáveis (linhas de transmissão, ferrovias, dutos,etc.);

Instalações nocivas ou que causem incômodo à vizinhança;

Alternativas tecnológicas para construção disponíveis ou adequadas;

Densidade habitacional;

Áreas de proteção paisagística e de patrimônio cultural ou histórico;





INTRODUÇÃO À ECOLOGIA
- Comunidade Urbana e Ecossistemas
- Recursos Naturais e Gestão Urbana

ENERGIA SOLAR
- Conversão de Energia Solar em Térmica
- Parâmetros de Qualidade e Eficiência

TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA TÉRMICA
- Princípios da Transferência de Calor
Aplicação Prática de Conforto Ambiental


NTRODUÇÀO À GEOLOGIA AMBIENTAL
- Geologia e Uso e Ocupação Sustentável
- Ambientes Geológicos Atuais e Fatores de Risco Ambiental


Balanço Energético na Superfície da Terra
- Gestão do Ambiente Construído e Eficiência Energética






Feng Shui


"O princípio do Feng Shui é melhorar sua prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, amizades, trabalho, espiritualidade e família. Equilibrar sua vida!!"


Na tradução do chinês, Feng significa vento ou ar; Shui significa água.


O vento representa e energia invisível mas que se pode sentir e não pode ser detido; a água é a energia visível que se pode direcionar. O principal objetivo do feng shui é promover a boa circulação de uma energia denominada chi, que permeia tudo o que vive no universo. O Chi é considerado a força vital que está presente em todos os elementos da natureza. Dessa forma, o “vento e água” são as correntes que fazem circular o Chi, estimulando as energias positivas e melhorando a sua vida.

 

Ba-gua: Um mapa dos ciclos da vida. Figura de oito lados, é aplicada à planta de casa para relacionar os ambientes às varias áreas de nossa vida.




Trabalho

È o inicio de tudo, e ao iniciar qualquer atividade, mergulhamos fundo, por isso essa área e regida pelo elemento água. Colocamos nesse inicio toda a nossa emoção, e descobrimos nossa missão..


Espiritualidade

Agora é hora do conhecimento, é o chão e traz segurança e capacidade de reflexão, seu elemento é a terra. E a ferramenta necessária para o exercício da missão.


Família

Anuncia o momento de buscar referencias e desatar os nós do passado, para viver o presente e se projetar no futuro. É representado pelo elemento madeira, é o nosso pilar.


Prosperidade

A abundância é o resultado de tudo que se viveu ate aqui, é representado pelo elemento madeira. Ser prospero nos dará uma certa segurança necessária para vivermos a fama.


Sucesso

O ápice do ciclo da vida energia e calor do elemento fogo. é tempo de viver a realização pessoal, a afirmação do nome que se construiu ate aqui.


Relacionamento

Agora é hora do partilhar as experiências vividas, ter relações amorosas, união, sociedade, casamentos que pedem procriação.


Criatividade

é hora dos filhos, do recolhimento, é a área regida pelo metal. é hora de usar a criatividade para colher e aproveitar os frutos que plantou.


Amigos

Também regido pelo Metal, da lugar a relacionamentos bem estruturados. E assim, o ciclo se completa e recomeça com o reconhecimento de novas missões.



Centro do Ba-Gua / Saúde

Mostra as energias femininas e masculinas(yin-yan) em harmonia. é o equilíbrio, o caminho do meio é o resultado de todos os guas alinhados. As transformações servem como aprendizado.


YIN - YANG

Na medicina tradicional chinesa, o corpo necessita manter-se em harmonia. Para os chineses a parte interna do corpo é o yin e a externa o yang. Quando há algo errado, os médicos chineses dizem que podem rastrear a sua origem até um desequilíbrio de um dos princípios. Se você está com uma indisposição estomacal (YIN) e sente náusea, a sua boca se abrirá (YANG) e você vomitará - depois vai se sentir melhor. Isto também se aplica às emoções. Se seu coração ou sua mente estão perturbados ou inquietos, talvez você chore; ou , se está furioso, talvez grite. As personalidades das pessoas também têm de ter quantidades complementares de yin e yang para contribuirmos harmoniosamente com o casamento e o trabalho por exemplo.


Da mesma forma que os meridianos da acupuntura que circulam pelo corpo garantem a boa saúde do homem, quando este mantém um equilíbrio harmônico de energia entre os elementos yang e yin, assim também pode ser garantida a boa saúde da Terra pelo fluxo equilibrado das frequências vibratórias da energia vital Ch’i num determinado local.

YIN e YANG, as duas forças primordiais que regem o universo, simbolizam harmonia. Elas são opostas. O YIN é escuridão, o YANG a luz; o Yin é passivo, o YANG é ativo. O Yin é feminino, o Yang é masculino.

Curar um ambiente, procurar observar aquilo que nossa mente vai captar em relação ao espaço que nos cerca. Trabalhar de uma forma positiva para que foças sutis atuem numa linguagem clara e objetiva sem ficar paranóico mas alerta e atento para o trabalho realizado.

As palavras chaves são EQUILÍBRIO, ADAPTAÇÃO, FLEXIBILIDADE E MOTIVAÇÃO para os novos tempos.


CORES

O uso da cor é fundamental, elas afetam nosso humor, saúde, criatividade, intuição, sensações( frio, calor, aconchego, estimulam o apetite e consumo).

As pessoas reagem as cores de maneiras diferentes. Há necessidade do projeto ser personalizado.

Cores frias como o azul tendem a relaxar e estimula a paciência, mas com um toque do dourado ou amarelo para evitar a monotonia para pessoas com tendência a depressão.

O amarelo, cor da luz, sensação de riqueza estimula o intelecto a alegria é uma cor quente e pode ser associada as cores frias – verde, azul, roxo.

O verde, equilibrado, refrescante e purificador. É a cor da cura para qualquer ambiente.


ELEMENTOS

Leis de Dominância e Interdependência

A Madeira domina a Terra ( as raízes da árvore a penetram ); a Terra domina a Água ( absorve-a ); a Água domina o Fogo ( apaga-o ); o Fogo domina o Metal ( funde-o ); o Metal domina a Madeira ( corta-o ).Dessa forma, gerando e freando ao mesmo tempo, os elementos que se mantém em constante equilíbrio entre si.

A Madeira corresponde a primavera, que simboliza o verde das plantas. O Fogo corresponde ao verão, simboliza o calor do sol na sua plenitude. A Terra simboliza o verão na época das colheitas dos frutos e o Metal corresponde ao outono e a Água o inverno.

 

O Feng Shui utiliza os cinco elementos da Astrologia chinesa para alcançar seus propósitos de equilibrar os ambientes: a madeira, a água, o fogo, a terra e o metal. Eles representam as formas fundamentais do universo e são os cinco modos da energia Ch’i se manifestar.

 

Ch'i

O Chi é um dos fatores mais importantes do feng shui. É a energia vital, aquilo que move e faz bem, sendo encontrado em todas as coisas vivas. Tudo o que é bom e busca a perfeição cria a energia Chi. Por isso o feng shui busca, através da harmonia de uma casa ou de seus cômodos, um bom ambiente para que essa energia flua e se fortaleça.

A entrada principal da casa é o principal ponto de entrada do Chi. Por isso, é importante que, antes de tudo, você preste atenção à essa área. Um belo jardim, um ambiente confortável, tudo isso ajuda a trazer o Chi para sua casa.

Para ele fluir por sua casa e fazer dela um lugar próspero e feliz, você precisa tomar cuidado com a disposição de seus moveis e tudo o que o feng shui recomenda para que sua casa se torne um lugar harmonioso. O principal no que se refere à energia Chi é evitar salas abarrotadas, com espaço entre os móveis para que as pessoas se movimentem livremente.


Por isso, o Feng Shui se utiliza desses elementos para criar ambientes favoráveis para a energia Chi fluir e os especialistas recomendam que, para que se tenha um bom ambiente Feng Shui, todos os elementos sejam utilizados.


Madeira


  • móveis, acessórios, pisos, teto, etc, feitos de madeira

  • plantas e flores, até mesmo aquelas feitas de plástico

  • pinturas que retratam flores e plantas

  • formas circulares e alongadas, como uma coluna

  • cores azuis e verdes


Fogo

  • velas, candelabros

  • lâmpadas elétricas

  • luz

  • pinturas que tenham o fogo representado

  • formas triangulares

  • cores vermelhas

Terra

  • tijolos e telhas

  • cerâmica, objetos feitos de terra, cerâmica e argila

  • formas quadradas e retangulares

  • cores marrons e amarelas


Metal

  • objetos de aço, cobre, ferro, latão, prata, alumínio, etc.

  • cristais e pedras preciosas

  • formas ovais e circulares

  • cores branca e pastéis


Água

  • rios, piscinas, córregos, cachoeiras

  • cristais, vidros e espelhos

  • fontes

  • formas assimétricas

  • cores escuras


 

Yin

Yang

Cores escuras

Cores claras

Cores esmaecidas

Cores brilhantes

Linhas curvas (móveis)

Linhas retas

Luz embaçada

Luz brilhante

Umidade (porões)

Secura (sótãos)

Baixo (sofás)

Alto (móveis com aparador)

Silencioso (a maior parte dos banheiros)

Barulhento (salas próximas de ruas movimentadas, cozinhas)

Almofadas macias

Bancos de madeira

Passadeiras nas escadas

Espelho nos degraus da escada

Paredes vazias

Prateleiras cheias de livros


Redutores

Crescimentos (plantas)

Esconderijos (armários, luz suspensa)

Óbvio (mesa de jantar)

Ligado à terra

Urbano

Frescor

Calor

Imóvel

Ativo (ventiladores, cadeiras com rodinhas)

Odores (mofo)

Fragrâncias (velas, incensos)


Para acrescentar yin

  1. Use menos luz

  2. Use assentos de encosto baixo ou móveis que tenham a metade da altura do quarto

  3. Use cores esmaecidas ou escuras

  4. Acrescente fontes de água gasosa

  5. Use móveis ou padrões de tecido com linhas curvas

  6. Use tecidos que sejam suaves, sedosos ou aveludados

  7. Contribua com o silêncio

  8. Desligue os ventiladores de teto ou condutos de ar

  9. Fique sozinho


Para acrescentar yang

  1. Use luzes mais brilhantes

  2. Use móveis altos, como cadeiras de espaldar alto

  3. Acrescente cores vivas

  4. Use um desumidificador para que o ar fique mais seco

  5. Use tecidos de uma só cor ou com listas verticais

  6. Contribua para aumentar a sensação de atividade valendo-se do movimento e do som – relógios com tique-taque ou joguinhos para pôr em cima da mesa

  7. Ligue ventiladores ou abra a janela para que a brisa entre

  8. Deixe à vista livros, objetos ou qualquer forma de arte.

  9. Convide alguém para tomar um café , um chá..


AS NOVE CURAS


As curas empregadas pelo mestre Lin Yun partem do princípio de que o chi, ou energia primordial, precisa fluir adequadamente em todas as áreas. Para isso, utiliza expedientes para ativá-lo. São elementos que podem ser usados para desmanchar a energia sha (negativa) em todos os cantos da casa. São eles:

Objetos luminosos ou reflexos: espelhos, bolas de cristal, prismas, luzes

Sons: sinos de vento

Elementos vivos: plantas, flores, aquários

Água: fontes

Objetos móveis: móbiles, cata- ventos, pião, fontes

Animais: quando saudáveis, geram bom chi

Objetos de arte: harmônicos e com temas relaxantes

Objetos sólidos: esculturas ou pedras estabilizam um setor

Aparelhos elétricos: muito estimulantes, mas devem ficar longe da cama

Flautas de bambu: corrigem vigas e desníveis do teto

Cores: equilibram o chi, se escolhidas de acordo com os setores

1º ENTRAR NO ESPAÇO:

CASA:

Portão - estado de conservação, proporção em relação à casa.

Observar o traçado do caminho até a casa.

Localização no ponto extremo da curva acentuada da rua fluxo energético em fuga da casa.

Localização numa conjunção de ruas em forma de T toda energia se concentra na da casa.



EDIFÍCIO - APARTAMENTO:

Observar o entorno, existência de prédios mais altos ou irregulares nas alturas sem simetria.Precipitação do fluxo de energia em relação ao mais baixo.

Aspecto geral do prédio, estado de conservação, decoração do hall,

elevadores, por serem habitações coletivas não perdem em significados.

Paisagens maltratadas e estagnação.

Muros altos ou elevações, obstáculos á visão e a circulação de energia.

Ruas mal conservadas, esgotos, bueiros são degenerativos e conduzem a um fluxo energético negativo.


Apartamento


Hall - iluminação, tamanho, teto rebaixados, decoração estado geral.

Janelas em frente a porta principal deixando o fluxo energético sair todo pela janela.

Varanda ameniza o fluxo de energia.


Espaços únicos para estar - jantar, observar


Sofás de costas para entrada principal, iluminação, móveis e objetos, cozinha próxima da sala de jantar, trânsito livre e circulações.

Escadas, vigas, ângulos menores que 90º, rachaduras, trincas, tacos soltos, observar a harmonia do ambiente.

Obras de artes, ícones pessoais( símbolos religiosos, clubes...) observar a mensagem.


Sala de estar

Quadros, tapetes e almofadas com figuras de fauna e flora estimulando a energia positiva . Cores amarela e branca, simbolizando a autoridade e a pureza, vermelho em alguns objetos como felicidade e verde a longevidade, azul toque de espiritualidade.

Sala de jantar

Número par de cadeira, iluminação uniforme em todo o ambiente, cor amarela marfim, palha, pérola, verde num tom claro, são cores ideais.

Iluminação, teto rebaixado, posição em relação a cozinha.




Quarto do casal

Posição da cama, porta - janela, banheiro.

Iluminação, observar o que se vê antes de dormir.

Mesinhas, alturas, luz, altura.

Aparelhos eletrônicos, objetos de decoração.

Janelas tipo de abertura e visão, tamanho.


Quarto

Cama posicionada ao longo de uma parede sólida.Evitar colocar a penteadeira com espelho em frente a cama.

Se possível não trabalhar no quarto. Utilizar cristais nos equipamentos.



Escritório

Janela no lado direito com boa ventilação e vista.Forma retangular na mesa junto a uma parede externa feita de alvenaria, poltrona espaldar alto. Local bem organizado.




 
 
 
  Site Map